BEBER ÁGUA DEMAIS FAZ MAL A SAÚDE? ~ Hábitos e Nutrição Fit



17/10/2015

A Água é a bebida mais ingerida pelas pessoas ao redor do mundo. É fundamental para Manutenção e Funcionamento do Organismo. Saiba que Beber muita Água pode fazer Mal a Saúde!

Beba água para manter a boa manutenção do Corpo
Um recente estudo Hispano-Americano menciona que o excesso no consumo de água pode prejudicar a Saúde e o Metabolismo do corpo. De acordo com o Centro Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha e o Instituto de Medicina dos Estados Unidos, "Existe informações de uma quantidade diária que o organismo necessita para manter-se hidratado, mas estabelecer que uma pessoa requer oito copos de água por dia como regra geral não tem nenhuma base científica", explicou o diretor do comitê espanhol, Alberto Casteller. 

O estudo informa que, em média, uma mulher deve consumir diariamente uns 2,7 litros e o homem cerca de 3,7 litros. Mas neste consumo devemos incluir algumas variáveis como:

Todos os tipos de Bebidas, Frutas, Vegetais e Legumes por conter muita Água; 
# Pessoas que praticam Atividades Físicas por beber mais Água que os Sedentários;
# Cidades com Temperaturas mais elevadas ocorre um aumento no consumo de água por você transpirar mais;
# A Estatura e Peso de uma pessoa, pois quanto maior o tamanho, maior vai ser o consumo de Água;
# O Sexo masculino geralmente apresenta maior tamanho e maior quantidade de Massa Muscular. Os Músculos possuem 70% de água, por isso, geralmente, os homens ingerem mais Água também.

Tome cuidado com o excesso!

É quase inacreditável que beber muita Água no seu dia-a-dia pode causar sintomas desagradáveis para o Organismo. O principal sintoma do excesso é a Hiponatremia, que é o desequilíbrio na concentração de eletrólitos na corrente sanguínea, onde o principal elemento é o Sódio. 

Contudo, a redução exagerada do Sódio, para quem tem pouco peso e abaixo do limite pode provocar tremores, confusão mental, perda de memória e pode haver colapso e morte.

"Não tem como dizer ao certo uma quantidade específica no consumo de água para evitar a Hiponatremia, pois é diferente de pessoa para pessoa." 

"Houve um caso muito conhecido nos EUA de uma menina que morreu, após participar de uma competição em que era preciso ingerir a maior quantidade  possível de água. A menina ingeriu seis litros e horas depois morreu, comentou a nutricionista Milana Dan, mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP)."

"O principal mecanismo para saber se esta na hora de beber Água é o da sede. Mas só será provocado quando a quantidade de água do corpo estiver no limite do aceitável, ou seja, abaixo desse nível, a falta de líquido poderá causar prejuízos ao metabolismo. Por isso, é importante evitar que o corpo chegue a esse limiar. 

Se a quantidade de água perdida é suficiente para dar sede, o corpo dispara o alerta, diz o nefrologista Lúcio Requião Moura, diretor da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia)."

No entanto no dia-a-dia há alguns sinais claros de que está na hora de beber água: 

  


  • Quando a urina se apresentar escura e com cheiro forte, fadiga, boca seca, dor de cabeça, pressão arterial baixa, perda de concentração, o estado de alerta e a memória diminui. 

É necessário um cuidado maior com Idosos por sentirem menos sede e Crianças menores de dois anos, que têm a sua capacidade diminuída de ter acesso à água e de perceber a desidratação.

Há pessoas que devem restringir o consumo de água devido à problema de saúde. 

"Aqueles que sofrem de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca congestiva, e doenças renais, como insuficiência renal aguda, podem ser indicados a reduzir o consumo de líquidos para não sobrecarregar o coração, que bombeia o sangue, e o rim, que filtra o sangue, orientou Isabel Jereissati, nutricionista funcional e docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ)."

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