HIDRATOS DE CARBONO: Fonte de Energia para o nosso Organismo ~ Hábitos e Nutrição Fit



31/12/2015

Tenha mas disposição com Hidratos de Carbono!A principal função dos Hidratos de Carbono é satisfazer as necessidades Energéticas Diárias do Organismo. 

Participam de forma ativa na estrutura e função das células, tecidos e órgãos.    


Os Hidratos de Carbono são formados por açúcares fonte de energia diária para o nosso organismo desenvolver as necessidades básicas no dia-a-dia. 

São classificados conforme a combinação entre si, dos números de unidades de açúcar que vão formar uma molécula. 

Os Açúcares Simples, com uma unidade de açúcar, são conhecidos como Monossacarídeos e para exemplificar temos a Glicose, Frutose e Galactose. Quando possui duas unidades de açúcar são denominados Dissacarídeos, formado pela Sacarose, conhecido como açúcar de mesa e a Lactose como o açúcar do leite as mais comumente conhecidas.

 Emagreça em 7 dias comendo!

Os Hidratos de Carbono engordam?

Os Hidratos de Carbono são as principais fontes de Energia para o nosso corpo, é necessário que façam parte da nossa alimentação diária, mas que seja consumido com moderação para não aumentar a gordura corporal. 

Tudo vai depender da boa escolha dos alimentos, veja as propriedades de cada alimento rico em Hidratos.

    Legumes

Por ser um alimento com baixa caloria, por não conter gordura, você pode fazer uso a vontade do seu consumo.

    # Frutas

Comer frutas todos os dias é muito importante para a saúde do nosso organismo. A Frutose é um açúcar simples presente nas frutas, é um açúcar de alto índice glicêmico de absorção rápida pelo organismo. Mas, para contornar essa situação, coma a fruta no final da refeição, pois, o organismo vai equilibrar a quantidade de açúcar no sangue.

     Massas e Cereais

Prefira os Integrais por conterem mais fibras, pois conservam todos os nutrientes, ao contrário dos cereais refinados que após o processo de refinamento perdem partes do seu valor nutricional. Portanto, por serem alimentos ricos em Hidratos de Carbono não podem faltar na sua alimentação. 

Nem todos os Hidratos de Carbono são iguais:

Aprenda a fazer boas escolhas

Hidratos de Carbono Simples são mais rapidamente absorvidos pelo organismo, possui alto IG, por isso, dão pouca saciedade. Os alimentos Industrializados como açúcar, os bolos, refrigerantes, entre outros, são as piores opções, conhecidos como Calorias Vazias, pois não fornecem os nutrientes necessários para a manutenção do organismo como as Vitaminas, os Minerais e as Fibras. 

Hidratos de Carbono Complexos é a opção mais saudável. São absorvidos lentamente pelo organismo, possui baixo IG, por isso, dão mais saciedade, você não vai sentir aquela vontade de beliscar alguma coisa até a próxima refeição. Conhecidos como Calorias Cheias, quando o alimento tem grande valor nutricional, contendo nutrientes que repõem energia e ajudam o bom funcionamento do organismo. Os cereais, a batata doce, o arroz integral e as leguminosas como feijão, lentilhas e grão são fontes de Hidratos de Carbono Complexos.
 
HIDRATOS DE CARBONO

  • Café da manhã quando acordamos, o nosso corpo carece de energia devido ao jejum noturno, portanto o café da manhã deve ser rico em Hidratos de Carbono Complexos para suprir com energia suficiente para passar o resto do dia. Entretanto, você deve durante o dia distribuí-los de forma equilibrada entre as refeições restantes.

Antes de dormir...

O seu organismo não necessita de tanta energia, se você consumir Hidratos de Carbono em excesso, estes serão convertidos em gordura.


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