VITAMINA A: COMO PROTEGER OLHOS, PELE e a sua IMUNIDADE ~ Hábitos e Nutrição Fit



20/01/2017

Atualizado em 01/07/2017

SAIBA PARA QUE SERVE a VITAMINA A...


CONHEÇA OS BENEFICIOS DA VITAMINA AA vitamina A é muito importante para o crescimento e desenvolvimento de uma criança, funciona como um significativo antioxidante, combatendo os Radicas Livres e consequentemente o envelhecimento precoce. 


O Sistema Imunológico, também, depende da boa manutenção da vitmaina A,  agindo  na defesa do organismo, possibilitando uma recuperação mais rápida. 

A vitamina A desempenha um importante papel, na proteção da pele(mucosa) que cobre alguns orgãos internos, como estômago, a garganta, a boca, o nariz e os olhos contra as infecções.

A nossa visão agradece o consumo adequado de vitamina A, que é tão importante para a proteção da córnea.

A Deficiência de Vitamina A (DVA) é conhecida como Hipovitaminose A, que pode causar a cegueira noturna, deficiência no crescimento das crianças, a falta de hidratação e colágeno, que torna a pele desidratada e com rachaduras, promove o aparecimento de infecções como a diarreia e aumento de infecções respiratórias, entre outras...

A vitamina A pode ser obtida através de uma alimentação saudável ou de suplementos, pois, o corpo humano não produz vitamina A. Mas, o corpo humano tem a capacidade de guardar a Vitamina A no fígado, gerando uma reserva, que será usada quando for preciso.


VOCÊ GOSTARIA DE FAZER UMA  >> ALIMENTAÇÃO << SAUDÁVEL?


ONDE ENCONTRAR VITAMINA A
        
  
São encontradas em fontes de origem animal conhecido como Retinoides: como carnes, fígado, óleos de peixe, gema do ovo, camarões e leite integral, entre outros...

fontes de origem vegetal conhecido como Caratenoides: nas folhas verdes como, espinafre, couve, brócolis e na cenoura e abóbora.

A vitamina A, também, são encontradas em algumas frutas como: manga, mamão, caju, acerola, pêssego, goiaba e melão.

      
DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A (DVA)


Acordo a Organização Mundial da Saúde(OMS) reconhece qua a falta de vitamina A alcança no mundo por volta de 19 milhões de gestantes e 190 milhões de crianças na fase pé-escolar e  a  maior  parte  das crianças estão localizadas nas
regiões da África e sudoeste da Ásia.

No Brasil, a DVA era coonsiderada um problema de saúde pública, localizado nas regiões norte, nordeste e algumas partes da região sudeste.


COMO FAZER UMA >> ALIMENTAÇÃO <<
SAUDÁVEL?


VEJA 14 SINTOMAS CAUSADOS PELA DVA


1. Diminuição de enxergar em lugares com pouca luz, levando a cegueira parcial ou total;

2. Ressecamento do olho(xeroftalmia);

3. Aumento das infeccções como diarreia e morbidades respiratórias, devido o sistema imunológico deficiente;

4. Pode resultar no desenvolvimento de Glaucoma e a Catarata;

5. Enfraquecimento dos ossos, dificultando o crescimento nos jovens, propicia um aumento no número de lesões,   nos idosos conduz a Osteoporose, em maior caso nas mulheres;

6. Leva ao ressecamento da pele, devido a desidratação e ausência de colágeno causando rachaduras na pele; 

7. As unhas tornam-se mais frageis e quebradiças;

8. Boca seca;

9. Cabelo seco e sem vida;

10. Dores de cabeça;

11. Acne;

12. Perda do olfato;

13. Falta de apetite;

14. Diminuição da Fertilidade.


Desde de 2005, o Ministério da Saúde no Brasil, estabeleceu um acordo com as secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, que desenvolveram o programa nacional de suplementação de vitamina A;

No segundo semestre de 2012, o programa foi extendido para todos País.


CONHEÇA AGORA 10 BENEFÍCIOS DA VITAMINA A


1. SAÚDE DOS OLHOS

A vitamina A se relaciona muito bem com a Saúde dos Olhos, ajuda a enxergar pequenas mudanças de luz, mantêm os olhos lubrificados e melhora a visão a noite. Ajuda a prevenir doenças como Xerofitalmia, mancha de Bitot e Ulcerações na Cornéa, glaucoma e reduz os riscos de Catarata.


2. FORTALECE A IMUNIDADE

Elevando a imunidade vai prevenir o corpo de infecções e viroses. As enfermidades crônicas podem ser evitadas pelo uso adequado da vitamina A, que trabalha fortalecendo o sistema imunológico.


3. FUNCIONA COMO ANTIOXIDANTE

A vitaminaA funciona significativamente na proteção do corpo contra os radicais e toxinas livres, mantendo a saúde contra doenças crônicas e degenerativas como a psoríase. Ajuda a manter a pele macia e suave impedindo o envelhecimento precoce, pode evitar certos tipos de câncer, mancha na pele com o passar da idade e linhas finas.


4. DOENÇAS CARDIOVASCULARES

São combatidas quando os níveis de vitamina A estão adequados. Vai facilitar a redução dos níveis do colesterol LDL (ruim) no sangue. O colesterol LDL está diretamente associado à hipetensão arterial e ao aparecimento da arteriosclerose. Com a redução do LDL vai proteger de doenças do coração e evitar o AVC(Acidente Vascular Cerebral).


5. FORTALECE OSSOS E DENTES

A vitamina A é imprescindível para fortalecer ossos e dentes. Ajuda promovendo   a  densidade   óssea adequada para um
crescimento saudável. Quanto a saúde dos dentes, a sua formação é auxiliada pela vitamina A, que promove a dentina, material duro, localizado na superfície dos dentes, que aumenta a sua resistência.


6. PREVINE PEDRAS NOS RINS

Ajuda na prevenção de cálculos renais, devido a formação de oxilato de cálcio. A vitamina A vai ajudar a manter a cobertura do sistema urinário em boas condições, diminuindo as chances de voltar a produzir pedras nos rins.


7. SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Os bons níveis de vitamina A favorece a fabricação do hormônio masculino(testosterona). O esperma, também, é controlada por essa vitamina. A saúde do homem e a funcionalidade do sistema reprodutor pode ser comprometida quando a vitamina A estiver com seus níveis muito baixo.


8. SAÚDE DOS NERVOS

A vitamina A ajuda a desenvolver o conhecimento, à cognição de forma mais rápida em crianças. Nos adultos e idosos recebem o benefício da proteção de doenças que atacam o sistema nervoso, como o Mal de Alzheimer ou Mal de Parkinson.


9. PREVENIR A DISTROFIA MUSCULAR

Ao manter a saúde dos ossos e a sua formação saudável, a vitamina A  promove   um   importante  papel no crescimento
muscular em crianças e adolescentes.

"Distrofia Muscular é a designação coletiva de um grupo de doenças musculares hereditárias, progressivas, sendo sua principal característica a degeneração da membrana que envolve a célula muscular, causando fraquesa." fonte wikipedia


10. REDUÇÃO DA ACNE

Reduz a produção de sebo em excesso, evitando assim, o surgimento de acnes. A vitamina A é importante para saúde geral da pele, liberando o corpo dos radicais e toxinas livres devido suas propriedades antioxidantes.


Se você é uma nutricionista não precisa clicar no link abaixo para conheçer o Guia para Iniciantes  um programa muito interessante, que eu super indico sobre, como fazer uma Alimentação Saudável criado pela Giovana Guido.

0 comentários:

Postar um comentário


Muitas das imagens do nosso blog vem de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Algumas das fotos pertencem ao blog Habitos e Nutrição Fit, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso blog e você desejar sua remoção, favor enviar um email para habinutrifit@gmail.com que prontamente a retiraremos do ar.

Translate this Blog!

Pode deixar o seu recado aqui!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores Google+

Saiba o seu IMC!

Postagens mais visitadas