POR QUE USAR SUPLEMENTOS ALIMENTARES? ~ Hábitos e Nutrição Fit



15/01/2017


O QUE SÃO OS SUPLEMENTOSSão substâncias preparadas para complementar uma alimentação diária e fornecer nutrientes, como proteínas, carboidratos, vitaminais, minerais, aminoácidos, fibras e ácidos graxos, que podem ser insuficientes na dieta de uma pessoa.

Nos suplementos, cada nutriente deve conter um mínimo de 25% e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR), não podendo substituir uma alimentação saudável.

Os suplementos podem ser encontrados em forma de: Tabletes, comprimidos, drágeas, pós, cápsulas, granulados, pastilhas, soluções, suspensões e sprays.

Tipos de Suplementos
  • Hipercalóricos
São suplementos com valor nutricional bem alto. São compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, os quais, não são produzidos pelo corpo humano.

  • Proteicos
Ajudam no aumento das fibras promovendo o aumento da densidade muscular. Em geral contribuem na formação e recuperação dos músculos após uma atividade física.

  • Termogênicos
Acelera o metabolismo contribuindo para perda de peso e gordura corporal.

  • Poli Vitamínicos e Minerais
Para pessoas com insuficiência de vitaminas e minerais no seu dia-a-dia.

  • Hormonais
São substâncias  que  promovem  a  produção de hormônios. São comercializados em academias sem qualquer avaliação médica para analisar a necessidade de uso desse suplemento.

  • Estimulantes
São substâncias que estimulam o aumento de atividade do Sistema Nervoso Central(SNC) de uma pessoa, reforça a vigília, o estado de alerta e a concentração de uma atividade mental. Em geral para dar mais "disposição" no dia-a-dia.

  • Hidroeletrolíticos
Serve  para combater a desidratação devido a perda de água no organismo durante a atividade física.

  • Antioxidantes
Atuam no combate dos radicais livres no organismo que são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células, do aparecimento de problemas como doenças cardíacas, diabetes e câncer, formados durante o metabolismo do corpo com o passar dos anos, onde, acontece a perda de função de proteínas.  Também, podem ser introduzidos no organismo através de fontes externas como exposição excessiva ao sol ou a poluição do ar. Outras formas de propagar os agentes oxidantes são através do stress, consumo de bebidas alcoólicas, alimentos insalubres( refrigerantes, batata frita, embutidos, enlatados, rosquinhas,...) e o cigarro.

A função dos antioxidantes é bloquear as reações de oxidação e promover a proteção das membranas e outras partes da células.


Radicais Livres são moléculas degenerativas que contaminam outras moléculas modificando suas estruturas químicas através da oxidação.

A ação dos Radicais Livres é inevitável, pois faz parte do processo fisiológico natural. Portanto, considerando os mecanismos de defesa presente no organismo e consumir uma dieta variada, rica em frutas, vegetais e grãos integrais com alto teor de proteínas, pode contribuir para interromper a produção excessiva dessas moléculas, reduzindo o risco relacionado ao envelhecimento.

Consumir frutas e vegetais crus, em vez de cozidos, fornecem maior concentração de antioxidantes.

          Alimentos ricos em Antioxidantes

  • BETA-CAROTENO: batata-doce, cenoura, melão, abóbora, couve, espinafre e outros.
  • LICOPENO: tomate, melancia, mamão e outros.
  • SELÊNIO: castanha do Pará, gérmen de trigo, arroz integral e outros.
  • VITAMINA A: gema do ovo, leite e outros.
  • VITAMINA C: frutas, legumes, cereais, carne, aves e peixes.
  • VITAMINA E: amêndoas, castanhas, brócolis e outros.

 

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