TENHA OSSOS FORTES CONSUMINDO VITAMINA D ~ Hábitos e Nutrição Fit



16/01/2017


Atualizado em 02/07/2017 
         
FONTE DE VITAMINA DO nosso corpo precisa de diversas vitaminas e nutrientes para se manter saudável, ou seja, para que todas as funções sejam desempenhadas devidamente. 

A falta desses nutrientes e vitaminas podem, portanto, acarretar uma série de problemas. 


Saiba que a alimentação é um bem muito importante para sua Vida...


A maior parte desses nutrientes, senão todos, podem ser ingeridos e reabastecidos através de uma alimentação saudável e balanceada. 

Dessa forma, é importante prestar atenção nos alimentos que são fontes de cada um desses nutrientes, para que o bom funcionamento do nosso organismo seja garantido. 

Para a absorção da vitamina D, também é importante tomar sol, nos horários menos intensos. 

A vitamina D faz parte desse conjunto de vitaminas que desempenham um importante papel na nossa saúde. 

Ela atua diretamente no processo de absorção do cálcio, contribuindo assim, para o desenvolvimento e manutenção dos ossos. 

Além disso, a vitamina D tem poder atuante para aliviar as inflamações e ainda melhorar o funcionamento do sistema imunológico. 

Apesar de todos esses benefícios, é preciso prestar atenção para que a vitamina D não esteja em falta, mas também não esteja em excesso no nosso organismo. 

A falta de vitamina D resulta em um sistema imunológico enfraquecido, facilita o aparecimento de osteomalacia e aumenta as chances de câncer.

Assim como a falta, o excesso de vitamina D também pode trazer complicações, como o aumento do risco de doenças cardíacas e surgimento de pedras nos rins.

Em casos de falta de vitamina D, é possível começar o tratamento a partir da alimentação, utilizando alimentos ricos desta vitamina. 

Veja a lista dos alimentos fontes de vitamina D.

1 – Óleo de Fígado de Bacalhau – esse óleo é muito utilizado pelas pessoas que possuem baixo índice de vitamina D no organismo. No entanto, as taxas podem variar de acordo com os diferentes tipos de óleos de fígado de bacalhau disponíveis no mercado, por isso, é importante prestar atenção na composição antes de comprar.

2 – Ovo – a gema do ovo é um dos alimentos mais ricos em vitamina D, e pode ser consumida diariamente.

3 – Suco de laranja – muito conhecido pelo fornecimento da vitamina C, o suco de laranja também é fonte de vitamina D, além de oferecer uma boa taxa de cálcio para o organismo.

4 – Atum enlatado – o atum que compramos no mercado também é uma rica fonte de vitamina D, além de conter outros elementos considerados bons para o organismo. No entanto, é preciso um pouco de cuidado, pois se trata de um alimento mais gorduroso que os demais.

5 – Sardinha – outra opção para recompor os índices de vitamina D é a sardinha enlatada. Cada lata de sardinha representa aproximadamente 13% do valor que é recomendado por dia.

6 – Salmão – os peixes, de modo geral, são considerados boas fontes de vitamina D.  No entanto, o salmão se destaca, pois, uma pequena porção de 100 gramas oferece mais do que a taxa recomendada diariamente.

7 – Leite – apesar de ser muito conhecido como fonte de cálcio, o leite também oferece valores significativos de vitamina D para o organismo. Para os intolerantes à lactose, uma opção é consumir o leite de soja, de arroz ou de amêndoa, que possuem quase que a mesma porcentagem do que o leite comum.


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