VITAMINAS do COMPLEXO B: RESPONSÁVEIS PELO FUNCIONAMENTO ORGÂNICO do SEU METABOLISMO ~ Hábitos e Nutrição Fit



12/01/2017

Atualizado em 01/07/2017

Para manter o nosso organismo em pleno funcionamento, sabemos que é fundamental manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios, não é mesmo?

VITAMINAS do COMPLEXO B: RESPONSÁVEIS PELO FUNCIONAMENTO ORGÂNICO do SEU METABOLISMOMas nem todas as pessoas dão a devida importância a ingestão de alimentos saudáveis no dia a dia, com isso surgem os problemas de saúde que muitas vezes são causados por deficiência de nutrientes, ou seja, vitaminas no organismo.



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As vitaminas são substâncias fundamentais para o organismo que o corpo não consegue produzir, sendo assim elas precisam ser ingeridas e podemos consegui-las através da alimentação. 

Essas vitaminas são as responsáveis pelo funcionamento adequado do metabolismo orgânico. 

Tanto o excesso de alguma vitamina quanto a sua carência podem provocar problemas e até mesmo doenças.

VITAMINAS do COMPLEXO B: RESPONSÁVEIS PELO FUNCIONAMENTO ORGÂNICO do SEU METABOLISMOAs principais fontes de vitaminas são os legumes, frutas, verduras, leite, carnes, cereais e ovos, por isso a importância de se manter uma dieta saudável e variada, para que todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo sejam obtidas normalmente.


As Vitaminas do Complexo B


As vitaminas do complexo B em geral podem ser encontradas em alimentos como peixes, castanhas, vegetais verdes e na levedura de cerveja.

Sua  função no organismo é participar da regulação e na produção de energia, além de contribuírem para o funcionamento do sistema nervoso, do intestino, dos cabelos e até da pele, bem como ajudar na prevenção da anemia e fortalecimento do sistema imunológico. 


Confira os alimentos ricos em vitaminas do complexo B:

Vitamina B1

Suas principais funções são: melhorar o funcionamento do metabolismo e ajudar na regulação do gasto de energia. 

Pode ser encontrada nos seguintes alimentos: 

Gérmen de trigo, sementes de girassol, na castanha do Pará, trigo e na levedura de cerveja.

Vitamina B2

Também é conhecida como riboflavina, atua na produção de energia para o corpo a partir dos açucares da alimentação. 

Está presente no farelo de aveia, no queijo tipo cottage, na levedura de cerveja e nas amêndoas.

Vitamina B3

Conhecida também como niacina, ela é responsável pela transformação da gordura em energia para o corpo, ajudando diretamente na queima de calorias. 

Está presente em alimentos como o amendoim, peixes, fígado bovino e levedura de cerveja.

Vitamina B5

Essa vitamina atua na saúde da pele, dos cabelos, favorece o processo de cicatrização de feridas, ameniza sintomas da artrite reumatoide e ajuda no controle do colesterol. 

Pode ser encontrada em alimentos como: 

Fígado, salmão, semente de girassol, cogumelos e amendoim.

Vitamina B6

Ajuda na produção de anticorpos, na prevenção da anemia e na produção de energia a partir dos carboidratos e proteínas. 

Encontrada no fígado, na ameixa, banana, salmão, avelã e no abacate.

Vitamina B7

Conhecida também como biotina, ela atua no fortalecimento das unhas, pele, cabelos, no controle da glicemia para os casos de diabetes tipo 2 e mantém o metabolismo ativo. 

Os alimentos ricos dessa vitamina são as carnes, leite e ovos.

Vitamina B9

Ela é mais conhecida como ácido fólico, está presente em alimentos como: fígado, levedura de cerveja, espinafre, lentilhas e feijão. 

Ajuda estimulando a produção sanguínea e combatendo a anemia.

Vitamina B12

Pode ser facilmente encontrada em alimentos como cereais matinais, achocolatados em pó, produtos derivados da soja, no fígado bovino, no salmão e frutos do mar em geral. 

Ela também auxilia na produção de sangue e na manutenção da saúde do sistema nervoso. 


VITAMINAS do COMPLEXO B: RESPONSÁVEIS PELO FUNCIONAMENTO ORGÂNICO do SEU METABOLISMOProcure manter uma dieta equilibrada para conseguir abastecer seu organismo com todas as vitaminas, que ele necessita para funcionar adequadamente.


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