CARBOIDRATOS: QUAL É A SUA FUNÇÃO? ~ Hábitos e Nutrição Fit



12/02/2017

O que são e para que servem os carboidratos 

Muitas vezes chamado de vilão em papos de dietas, os
carboidratos têm como função primordial ao corpo humano o fornecimento de energia e, portanto, não podem ficar de fora de uma alimentação saudável.

Também chamados de glicídios ou açúcares, são encontrados em alimentos de origem vegetal, como cereais, raízes, leguminosas, frutas e folhas, com exceção do mel, de origem animal.

Tipos de carboidratos

É importante entender antes de fazer julgamentos equivocados sobre os carboidratos. Há três grupos deles encontrados nos alimentos, onde cada um exerce um tipo de função mais específica em nosso organismo. São os monossacarídeos, dissacarídeos e os polissacarídeos

Solúveis em água, o monossacarídeo é o grupo mais simples de todos. É encontrado em vegetais que sofrem a fotossíntese (glicose), no mel (frutose) e no leite (galactose).

A união de dois monossacarídeos forma o dissacarídeo. Também solúveis em água, são encontrados na sacarose e lactose. A sacarose é formada por uma molécula de glicose e uma de frutose encontrada no açúcar comum, usado no cotidiano e proveniente da beterraba e da cana. A lactose é a única fonte de alimentação de um recém-nascido e a principal de um bebê, encontrada no açúcar do leite e formada por uma molécula de glicose e outra de galactose.

Muito mais complexos, os polissacarídeos possuem centenas ou milhares de moléculas monossacarídeas. Presente no amido, na celulose e na quitina, encontrados sucessivamente nas raízes, tubérculos, sementes, alguns vegetais e crustáceos. 

Muito Além de Energia

O carboidrato é formado de hidrogênio, oxigênio e carbono e começa a fornecer energia ao corpo em funções metabólicas, com a liberação de glicose. Além disso, é responsável por outras funções importantes e nem sempre informadas.

O carboidrato é um regulador do metabolismo. Sem sua ingestão, proteínas e gorduras serão reaproveitados para fornecer energia, provocando um desequilíbrio na construção de tecidos musculares. Com o metabolismo funcionando adequadamente, o corpo não acumulará proteínas e gorduras que, em excesso, podem fazer mal a saúde. 

Ele também dá uma sensação de saciedade após sua ingestão. Como a digestão do carboidrato é mais lenta, acaba prolongando a saciedade por mais tempo. Se for ingerido em excesso pode engordar, já que o a glicose a mais se transforma em triacilglicerol, uma gordura que se acumula no tecido adiposo. 

Consequências da falta de carboidratos

Com a falta de carboidratos, o corpo começa a buscar proteínas e gorduras como combustíveis de energia. Esses elementos em excesso fazem mal a saúde e engordam. E com essa substituição, a pele e músculos começam a apresentar flacidez. A dor de cabeça e o mau hálito também são sintomas da falta do nutriente, junto com o cansaço, alterações de humor e até depressão. 

No lado oposto, há pessoas com intolerância a carboidratos, de todos os grupos ou de alguns. Essa descoberta pode ser tardia, já que os sintomas de diarreia e distensão abdominal não definem o problema, só confirmado com testes clínicos. 

Como Comer Carboidratos na Dieta

Já entendemos que os carboidratos são essenciais a nossa sobrevivência com qualidade, mas seu consumo em excesso pode engordar e até fazer mal a saúde. O ideal é consumir alimentos com baixo índice glicêmico, encontrado em alimentos como maçã, cenoura crua e aveia, que ainda ajudam a emagrecer. 

Evite cereais matinas como corn flakes, biscoitos e torradas, macarrão, arroz, pão e os substitua por uvas, melancias, outros tipos de cereais, lentilhas, grão-de-bico e até o amendoim. 

Para quem faz exercícios e quer ganhar massa muscular, o carboidrato ajuda no fornecimento direcionado de energia para a prática da atividade.


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