DIETA DE GRÃOS - CUIDADO! ~ Hábitos e Nutrição Fit



19/02/2017

A maioria dos grãos - cereais ou sementes possuem ácido fitico que faz uma ponte, ligação com o fósforo na sua superfície mais externa.

DIETA DE GRÃOS: CUIDADO!O ácido fitico é conhecido, também, como fitato quando se apresenta na forma de cloreto de sódio (sal).

O ácido fitico pode impedir a absorção dos nutrientes dos minerais essencias, como o Cálcio, magnésio, ferro e o zinco. Por seguir uma boa recomendação de dieta alimentar, as pessoas são orientadas para realizar uma dieta rica em grãos integrais, mas, de forma equivocada e incorreta, essa indicação pode gerar sérios problemas para saúde, como irritação no intestino, deficiência de minerais e perda de massa óssea, entre outras.

DICA IMPORTANTE

Ao iniciar uma dieta rica em grãos integrais o correto, antes do consumo é previamente hidratar os grãos. Isso mesmo, HIDRATAR OS GRÃOS!

COMO FAZER?

Você deve colocar os grãos ou sementes de molho na água filtrada por um período de 8 - 12 horas, com suco de meio limão tornando a solução meio ácida. Com essa hidratação as proteínas, minerais, fibras e vitaminas contidas nos grãos vão se tornar mais facilmente absorvidos pelo organismo. Dessa maneira vai permitir que substâncias orgânicas (Enzimas), bactérias do bem (Lactobacilos), localizados no trato intestinal e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fitico. 

DETALHE!

Nunca utilize a água da solução para nada, jogue-a fora!

VAMOS CONTINUAR...

Você deve saber que existem Grãos Integrais com alto teor de Glúten como o trigo. Essa proteína é muito difícil para o organismo absorve-la. Se for fazer uma dieta rica em grãos integrais não hidratados como o trigo,  vai forçar demais todo o trâmite digestivo. Se este sistema digestivo estiver debilitado, devido o passar dos anos ou por excesso de mau uso de alimentos impróprios ingeridos, que deverão causar alterações intestinas, onde as consequencias desse ato poderão ser observadas na forma de alergias, doença celíaca, dispepsia(indigestão crônica), candida intestinal e aftas.

O Glúten e outras proteínas são de difícil digestão, para amenizar e facilitar o metabolismo digestório, o  processo de 
hidratação dos grãos se fará bem necessário, para fragmentar em partes mais simples para ser mais facilmente absorvido pelo organismo.

Há dois grupos de grãos integrais:

AQUELES GRÃOS COM GLÚTEN...

E você sabe o que é Glúten?

Glúten é uma proteína cuja função é permitir que a massa fique mais elástica quando for manipulada, e resistente ao ponto de não quebrar quando for esticada. Mas, nem todas as pessoas podem ingerir esta proteína. Aqueles com a intolerância ao glúten, que é a incapacidade do organismo de absorver ou quebrar a proteína glúten encontrada especialmente no trigo e alguns outros tipos de grãos. Nestas pessoas, o glúten prejudica a superfície do intestino delgado, onde ocorre 90% da digestão, da absorção dos nutrientes e dos minerais do alimento, provocando diarreia, dor, inchaço abdominal, vômito, entre outros...

Causas que podem levar a intolerância ao glúten!

A princípio não há uma causa acertiva, pode ser genética, pode estar relacionado a uma pré-dispósição genética, pode estar na forma como o trigo é tratado e processado. Uma teoria é que a quantidade de glúten é maior hoje do que era tempos atrás, para produzir um pão mais simples de cortar, outra teoria possível é a maneira como o trigo era plantado, para produzir rendimentos mais rápidos e elevados ou para torná-lo mais resistente a doenças.

Como diagnosticar a intolerância?

A intolerância ao glúten pode ser diagnosticada através de exames de fezes, urina, teste sorológico, endoscópia digestiva com biopsia intestinal.

Qual o tratamento para a intolerância ao Glúten?

Eliminar completamente, para sempre, o Glúten da alimentação. 

RELAÇÃO DE ALIMENTOS COM GLÚTEN

# TRIGO

# AMIDO DE TRIGO

# FARELO DE TRIGO

# GERME DE TRIGO

# CUSCUZ

# FARINHA

# AVEIA

# CEVADA


RELAÇÃO DE ALIMENTOS SEM GLÚTEN

Para aquelas pessoas com intolerância ao glúten devem priorizar um dieta livre de trigo ou de outro cereal com glúten. 

Abaixo vai ser listado 7 grãos livres de glúten para criar uma dieta livre desta proteína.

# Milho - é um nutriente rico em proteínas e fibras que ajuda no emagrecimento e auxilia a saúde no trato digestivo. O milho fornece minerais como ferro, postássio, fósforo, manganês, zinco e vitaminas do complexo B(B3, B5, B6 E B9). Por exemplo o pão feito com a farinha do milho seria uma ótima opção para substituir o pão de trigo, que é rico em glúten.

# Linhaça dourada - os alimentos como o pão, a farinha, a vitamina, o molho e o óleo de linhaça promovem vários benefícios ao organismo  por  conterem vitamina A, E, fibras, carboidratos, proteinas e gorduras. A linhaça dourada, por ser fonte de vitamina E, vai ajudar a combater o envelhecimento precoce da pele, o cálcio vai combater a osteoporose, as gorduras polinsaturadas como ômega 3, 6 e 9, vai combater as doenças cardiovasculares e reduzir o colesterol ruim(LDL), possuem as fibras, que facilitaram a digestão, é também, a precursora das lignanas, fitoquímico que vai combater alguns tipos de cancer como de Mama, de próstata, de pulmão...  e Isoflavona - fitoestrógenos capazes de regular os hormônios femininos, principalmente na menopausa e em períodos pré-menstruais. 

"De acordo com o nutricionista Vinicius Oliveira, o pão de linhaça ainda proporciona aumento de energia e de vitalidade. A linhaça acelera o metabolismo, dando mais disposição e diminuindo o cansaço. É uma ótima opção de lanche após o treino", afirma.

# Painço - consumido em várias partes do mundo, ainda é pouco conhecido no Brasil, o Painço não contém glúten é um grão de baixa caloria, assim como o trigo e contém grandes quantidades de proteínas. O Painço, também é rico em carboidratos, fibras alimentares, além dos minerais como o Cálcio, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio e Fósforo, que ajudam a manter o sistema imunológico em dia. Possui vitamina A, Vitaminas do Complexos B, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina K e uma boa quantidade de aminoácidos.

"Por ser uma fonte de fibras, o Painço ajuda na absorção da glicose pelo organismo, indicado a pacientes com diabetes. 
Vale lembrar que alimentos ricos em fibras dão mais saciedade, reduzem o colesterol, melhoram a digestão e o funcionamento do intestino", diz a nutricionista Daniela Jobst, especialista do Minha Vida. 
A farinha de Painço pode ser usada no preparo de bolos, tortas, mingaus e sopas.

# Amaranto - Possui fitoesteróis que ajuda a combater a aterosclerose e os altos níveis de colesterol ruim, o LDL, no sangue. Esse tipo de colesterol é aquele que forma as placas de gorduras que podem entupir as artérias, causando infartos e derrames. O Amaranto por ser rico em fibras alimentares ajuda a controlar os níveis de colesterol no sistema cardiovascular diminuindo as chances de um ataque cardíaco, regula o sistema digestivo, eliminando a prisão de ventre, fratulência, dores abdominais. O Amaranto é rico em proteínas de alto valor nutricional, de minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. 
Por exemplo o potássio é um vasodilatador que  estimula a saúde do coração reduzindo a pressão das artérias e vasos sanguineos. 
Posso falar, também, que este grão é rico em vitamina A e C; ativo na produção de colágeno, o Amaranto ajuda na reparação das células danificadas e concomitantemente essencial para estimular o sistema imunológico.

# Quinua - É rica em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, minerais importantes para o organismo, principalmente para a saúde dos músculos, cálcio e fibras. Rica em aminoácidos essenciais, carboidratos complexos e proteínas, a quinua é outro grão que não contém glúten e pode fazer parte da dieta de celíacos. 
Quinua é fonte de gorduras boas, como o ômega 3, capaz de proteger os vasos sanguíneos e diminuir os riscos de complicações cardiovasculares.  

"A Quinua é um grão que, também pode ser encontrada na forma de farinha e farelo. É um produto riquíssimo em proteína e foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação como sendo um alimento perfeito", explica Rosana Farah. 

Grão de bico - É rico em vitaminas do complexo B e acido fólico que é bom para as grávidas e as que estão amamentado. Apresenta outras vitaminas como A, C, E e K.
Com relação aos minerais o Grão de Bico é fonte de fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio.  O Grão de bico também oferece grande quantidade de fibras lipossolúveis, que ajuda a manter o nível de açúcar no sangue controlado, evitando que o açúcar no sangue seja transformado em gordura no organismo. 
Além de ajudar a diminuir os níves de colesterol total, colesterol ruim(LDL) e Triglicerídeos. O Grão de bico diferencia-se das outras leguminosas porque tem digestão mais fácil, graças ao seu teor de fibras que além de facilitar o processo digestivo, as fibras vão previnir a prisão de ventre, a diverticulite, a síndrome do intestino irritável e grandes doses de ferro numa porção que é excelente para saúde feminina, pois, ajuda a repor o estoque deste mineral que é perdido toda vez que mestruam.

# Arroz - É um cereal que possui grande quantidade de nutrientes essenciais para a saúde do corpo. O Arroz é uma excelente fonte de carboidratos que serve de  combustível para o corpo. São varios os beneficios do Arroz: O Arroz tem baixo nível de gorduras, colesterol e sódio, ajuda evitar doenças ligadas ao excesso de peso; por ser pobre em sódio o Arroz é excelente para as pessoas que sofrem de hipertensão e ajudam a evitar doenças cardíacas, como a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames; o Arroz possui antioxidantes naturais, como a Vitamina A, Vitamina C, os compostos fenólicos e flavonoides, os quais estimulam a limpeza do corpo dos radicais livres. O Arroz e rico em vitaminas e minerais como Niacina, Vitamina D, Cálcio, fibras, Ferro, Riboflavina e Tiamina, que são a base para o funcionamento do organismo e do sistema imunológico.  

Muitas das imagens do nosso blog vem de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Algumas das fotos pertencem ao blog Habitos e Nutrição Fit, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso blog e você desejar sua remoção, favor enviar um email para habinutrifit@gmail.com que prontamente a retiraremos do ar.

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