LEITE é RUIM para DIETA? ~ Hábitos e Nutrição Fit



03/02/2017

LEITE: DEVEMOS EXCLUÍ-LO DA DIETA?A busca pelo corpo perfeito é um dos principais desejos de muitas pessoas.  Para isso, acabam se submetendo aos mais variados tipos de dietas, muitas vezes, extremamente restritivas que excluem alimentos essenciais para a manutenção da nossa saúde e para o bom funcionamento do nosso organismo.

Um dos principais elementos que as pessoas costumam tirar da alimentação durante os períodos de dieta é o leite. Isso porque elas acreditam que esse alimento, por conta da lactose (açúcar natural do leite) prejudica o bom andamento da dieta e dificulta o processo de emagrecimento.

No entanto, esse pensamento está errado e deve ser mudado o quanto antes. O leite possui propriedades nutritivas que auxiliam na manutenção da nossa estrutura corporal e colaboram com a nossa saúde de modo geral.

O leite conta com uma concentração alta de proteína, que atua diretamente na construção e manutenção dos tecidos, preservando os músculos mais fortes e saudáveis. Além das proteínas, o leite também é composto por vitamina A, B e D, que atuam na proteção dos olhos, melhoram a capacidade de concentração, fortalecem a estrutura óssea, fornecem energia e, ainda, combatem a anemia.

O leite também é composto por minerais que melhoram o sistema imunológico e facilitam o processo de cicatrização da pele, sem contar que ajuda ainda a prevenir doenças neurológicas.

O consumo de leite é importante em todas as fases da vida, e não apenas na infância, como costuma-se pensar. Por exemplo: para as crianças de até seis anos, o leite atua na formação dos dentes e dos ossos. Já durante o período da adolescência, o leite é importante, pois contribui para a formação e fortificação dos ossos que são formados nesta fase da vida, até os 30 anos. Por isso, o consumo de leite durante a adolescência evita quadros de osteoporose no futuro.

Por fim, na vida adulta, na qual a maior parte das pessoas acha que o leite já não é mais importante, o consumo desse alimento também é essencial. Isso porque após os 30 anos, o corpo começa a perder, de forma natural, o cálcio. Portanto, o leite nessa fase também tem seu papel.

Dessa forma, o consumo de leite não deve ser evitado, muito menos tirado da alimentação de forma restritiva. No entanto, algumas pessoas apresentam alergia à proteína do leite ou são intolerantes à lactose. Nestes casos, apenas nestes casos, o leite pode ser substituído por outros alimentos.

Se o seu desejo de excluir o leite da dieta é por questão estética, saiba que está enganado. O que se pode fazer é substituir o leite por opções mais magras, como o leite semidesnatado ou desnatado. Essas versões são um pouco mais magras, pois apresentam menos porcentagem de gordura.

Além desses, existe também o leite de soja e até mesmo o leite zero lactose, que pode ser ingerido em períodos de dieta. O que não se deve fazer, de nenhuma maneira, é excluir totalmente e definitivamente o leite da alimentação. Afinal, as consequências dessa escolha apareceram no futuro, e reverter a perda de cálcio e proteína é muito mais difícil.


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