ORTOREXIA: Síndrome por Alimentação Saudável ~ Hábitos e Nutrição Fit



07/03/2017

ORTOREXIA: OBSESSÃO POR ALIMENTAÇÃO SAUDÁVELHoje em dia para você aproveitar uma melhor qualidade de Vida, é necessário fazer uma boa alimentação, bem Equilibrada, bem rica em proteínas, em minerais, legumes, verduras, fibras e gorduras boas, isso é um fato. Mas, uma nova tendência obsessiva compulsiva, com dosagens restritivas e exclusivas por alimentos saudáveis está resultando em consequências danosas para a saúde do corpo e, também para a saúde mental.

VOCÊ SABE O QUE É ORTOREXIA?

A Ortorexia é um transtorno alimentar atualmente identificado como um distúrbio psicológico, que vem surgindo quando uma pessoa se torna obsecada ao extremo, quanto aos padrões alimentares de tudo aquilo que ingere. Essa preocupação exagerada com os alimentos fazem lembrar de outro transtorno alimentar conhecido como Anorexia, que no caso dos anoréxicos a preocupação é com a quantidade de alimentos ingeridos, caracterizado pelo medo de ganhar peso. Neste caso, essas pessoas utilizam quanquer meio severo para restringir a injestão de alimentos. O excesso no policiamento para manterem-se magras é tão neurótico, que acham estar adotando o melhor método para a saúde do seu corpo, mas na verdade está ocasionando um quadro de desnutrição tão severa que poderá levar ao óbito.

Os ortoréxicos tem a mesma preocupação com os alimentos, mas só que pelos alimentos saudáveis, no seu dia-a-dia as escolhas alimentares, vão se tornando cada vez mais restritivas, basta qualquer comida que não apresentar uma aparência com nutrientes saudáveis para serem cortados da dieta, como açúcares, vitaminas, minerais, substâncias artificiais, enlatados, embutidos, gorduras saturadas, gluten e os de procedência duvidosa, entre outros que podem sabotar uma dieta. 

O comportamento dessas pessoas chegam a um grau tão restritivo que substâncias essenciais para a boa manutenção do organismo deixam de ser ingerido, como as vitaminas, minerais e gorduras boas. Portando, a falta desses nutrientes vão debilitar e muito à saúde, como a perda de peso, anemia, ressecamento da pele, baixa imunidade, osteoporose, fragilidade óssea, disturbios na digestão, dificuldade de crescimento, depressão, cansaço físico, queda de cabelo, hipertensão, lesões no globo ocular, irritabilidade, insônia.

As pessoas que sofrem desse transtorno alimentar, jamais se permitirão exceções, não percebem o problema e o quanto estão debilitando a sua saúde. Geralmente, o problema é identificado por familiares e amigos mais próximos. Porém, mesmo quando alertados sobre essa neurose, eles terminam por restringir ainda mais os alimentos saudáveis. Na cabeça desse indivíduo a busca é simplesmente por uma dieta perfeita e opta por viver somente para isso.

EFEITOS DA ORTOREXIA

Os Ortoréxicos podem trazer prejuízos para saúde do seu corpo e a comunicação com as pessoas mais próximas podem ser afetadas. Na busca pelo corpo perfeito  a tendência é o isolamento das pessoas na medida que vai priorizando ainda mais as suas escolhas e hábitos por alimentos saudáveis.
Essas pessoas podem ter o seu humor afetado, perder a sua capacidade de desempenhar um trabalho ou de estudar, à medida que a sua mente vai se ocupando cada vez mais com a dieta e com os alimentos que são permitidos.

TRAÇOS DA ORTOREXIA

# As pessoas com Ortorexia nervosa rejeitam completamente o consumo de alimentos com tempero, conservantes ou corantes, muito comum em produtos industrializados.

# Eliminam qualquer chance de ingerir alimentos transgênicos ou agrotóxicos.

# Excluem de forma radical o consumo de sal, açúcar e gordura, que na maioria das vezes eliminam alimentos ricos em gorduras boas essencial para o corpo.

# Obsessão com a maneira de preparar o alimento.

# Examinar detalhadamente a composição de cada alimento.

# recusar alimentos que não são permitidos em sua dieta restritiva.

# Pessoas com Ortorexia não preocupam-se com preço a ser pago para manter o foco em sua dieta restritiva.

# A perda de peso excessivo por não seguir uma dieta indicada e aprovada.

# Resistem em aceitar refeições preparadas por outra pessoa.

# Tendência em se afastar do meio social como familiares e amigos à medida que vai priorizando ainda mais as suas escolhas saudáveis.

# Criticam a dieta das demais pessoas que não se adapta as finalidades que são priorizadas pela dieta equivocadamente reconhecida como saudável. 

# Não respeita o equilíbrio nutricional oferecido pela variedade de alimentos, a restrição pode causar desnutrição e possilvelmente mas fome durante o dia.

# Se culpam quando não resiste a uma exceção, que pode levar ao sentimento de derrota e depressão.

# Deixam de respeitar o profissional da saúde influenciados pela obsessão de conquistar o corpo perfeito.

TRATAMENTO PARA ORTOREXIA

A Ortorexia nervosa ainda não é reconhecida oficialmente pela Organização Mundial da Saúde OMS. Esse transtorno alimentar ainda não possui um tratamento 100% garantido. Mas é recomendado um tratamento completo para combater a neurose pelo corpo perfeito, que acaba se tornando uma obrigação. O processo de readaptação e retorno para uma alimentação normal, os Ortoréxicos vão necessitar da ajuda de um grupo multiprofissional, incluindo psiquiatra, psicólogo, nutricionista, nutrólogo para corrigir as deficiências nutricionais.

A quantidade de informação no meio fitness movimenta as pessoas a buscar por uma vida cada vez mais saudável, portanto, uma atenção quanto a origem das informações devem ser observadas, para não seguir orientações de pessoas que não sejam qualificadas profissionalmente.

0 comentários:

Postar um comentário


Muitas das imagens do nosso blog vem de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Algumas das fotos pertencem ao blog Habitos e Nutrição Fit, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso blog e você desejar sua remoção, favor enviar um email para habinutrifit@gmail.com que prontamente a retiraremos do ar.

Translate this Blog!

Pode deixar o seu recado aqui!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores Google+

Saiba o seu IMC!

Postagens mais visitadas