OVOS: Uma maneira saudável de comê-los! ~ Hábitos e Nutrição Fit



29/04/2017

Os Ovos são uma boa fonte de proteína, mas é importante armazená-los, manipulá-los e prepará-los adequadamente.

OVOS: Uma maneira saudável de comê-los!Os Ovos são uma boa escolha como parte de uma dieta saudável e equilibrada. Além de ser uma fonte de proteína, também contêm vitaminas e minerais. Os Ovos podem fazer parte de uma refeição saudável que é rápido e fácil de preparar. No entanto, para evitar qualquer risco de intoxicação alimentar, é importante sempre comprar Ovos de um fornecedor confiável e, em seguida, armazenar, manipular e cozinhar os Ovos corretamente. 

Este conselho aplica-se especialmente as pessoas em grupos vulneráveis, incluindo os muito jovens, doentes, mulheres grávidas e idosos.
Os Ovos e a sua dieta

Os Ovos são uma boa fonte de:

• Proteína
• Vitamina D
• Vitamina A
• Vitamina B2
• Vitamina B12
• Folato
• Iodo

Quantos ovos é possível comer por dia?

Não há nenhum limite recomendado de quantos ovos as pessoas devem comer.

Os ovos podem ser ingeridos como parte de uma dieta saudável e equilibrada, mas de preferência é melhor cozinhá-los sem adição de sal ou gordura. 

Por exemplo:

• Cozidos ou levemente cozidos, sem adição de sal;
•  Mexidos, sem manteiga que é rica em gordura saturada.

Fritar ovos podem aumentar o seu teor de gordura em cerca de 50%.

Para obter os nutrientes que você precisa, certifique-se de comer uma dieta tão variada quanto possível. Você pode aprender mais sobre alimentação saudável com uma dieta equilibrada.

Os Ovos e o Colesterol

Ter níveis elevados de colesterol em nosso sangue aumenta nosso risco de doença cardíaca. Embora os Ovos contenham colesterol, a quantidade de gordura saturada que comemos tem mais efeito sobre a quantidade de colesterol no sangue do que o colesterol que recebemos ao comer Ovos. 

Se o seu médico ou profissional de saúde lhe disse para verificar seus níveis de colesterol através de um exame, sua prioridade deve ser reduzir a gordura saturada em toda a sua dieta. 

O conselho é comer menos gordura saturada. Se você está fazendo uma dieta equilibrada, você só precisa reduzir os Ovos, mas não esqueça de procurar pelo seu nutricionista para uma melhor orientação.

Ovos crus e intoxicação alimentar

Comer Ovos crus, Ovos com gema mole ou qualquer alimento que contém Ovos crus e cozido ou apenas levemente cozido pode causar intoxicação alimentar, especialmente em qualquer pessoa que esteja em um grupo de "risco". 

Esses grupos incluem:

• Bebês e crianças pequenas;
• Pessoas idosas;
• Mulheres grávidas;
• Pessoas que já não estão bem.

Isso ocorre porque os Ovos podem conter bactérias salmonelas, que podem causar doenças graves ao comer Ovos crus ou levemente cozidos. 

"Fazer uso de Ovos pasteurizados minimiza esse risco, porque o processo de pasteurização mata a salmonela." 

A pasteurização é um tratamento térmico que usa altas temperaturas para matar as bactérias. No entanto, a maioria dos Ovos que você pode comprar nas lojas não são pasteurizados. Ovos pasteurizados geralmente vêm em forma líquida, seca ou congelada. Se você está preparando alimentos, especialmente alimentos que não serão cozidos ou apenas serão levemente cozidos, para as pessoas que  estão  em  um grupo de "risco",
você pode escolher Ovos pasteurizados como a opção mais segura.

Ao utilizar Ovos não pasteurizados, tenha em mente a importância de:

•  Armazenar Ovos com segurança;
• Evitar a propagação de bactérias de Ovos para outros alimentos, utensílios ou superfícies de trabalho;
• Cozinhar  Ovos  adequadamente garantindo que tanto a clara quanto a gema estejam sólidos, que matarão qualquer bactéria.

As pessoas que não estão em grupos vulneráveis, que comem Ovos moles ou alimentos que contenham Ovos levemente cozidos não devem experimentar quaisquer problemas de saúde, mas cozinhar os Ovos completamente é a opção mais segura se você está preocupado com intoxicação alimentar.

Alimentos contendo Ovos crus

Alimentos que são feitos com Ovos crus e depois não cozido, ou apenas levemente cozido, pode causar intoxicação alimentar. Isto porque qualquer bactéria nos Ovos não será morto.

Qualquer um dos seguintes alimentos podem conter Ovos crus:

• Maionese caseira;
• Molhos holandês;
• Molhos para saladas;
• Sorvete;
• Mousse;
• Tiramisu.

Se você está fazendo estes alimentos usando Ovos pasteurizados essa é a escolha mais segura. A maior parte da maionese que é produzida comercialmente, molhos para salada, molhos, sorvetes, sobremesas ou confecções prontas são feitas com Ovos pasteurizados. Verifique a etiqueta ou entre em contato com o fabricante, se você não sabe se o alimento foi feito com Ovos pasteurizados. Se você está preocupado com Ovo cru quando comer fora ou comprar comida, pergunte a pessoa que serve você.

Como Armazenar os Ovos com segurança

Armazenar Ovos em segurança ajuda a garantir que as bactérias dos ovos e cascas de ovos não se espalhem.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-la a armazenar seus Ovos com segurança:

• Armazene os Ovos num local fresco e seco, o ideal é no refrigerador. Os Ovos precisam ser armazenados a uma temperatura constante abaixo de 20°C e na maioria das cozinhas domésticas, a geladeira é o melhor lugar para mantê-los;

• Armazene os Ovos longe de outros alimentos. É uma boa idéia usar a bandeja de Ovos da sua geladeira, porque isso ajuda a manter os Ovos separados;

• Comer os pratos que contenham Ovos logo que possível depois de os preparar. Se você não está planejando comê-los imediatamente, deixe-os esfriando e depois mantê-los na geladeira por até dois dias. Bolos podem ser armazenados em segurança em algum lugar fresco e seco, desde que não contenha quaisquer adições, como creme;

• Se você tem Ovos cozidos e que mantê-los na geladeira, não deixe-os por mais de 2-3 dias.

Evite a propagação de bactérias

As bactérias podem se espalhar muito facilmente dos Ovos para outros alimentos, bem como as mãos, utensílios e bancadas. Pode haver bactérias na casca do Ovo, dentro do Ovo, por isso tome cuidado ao manipulá-los.

Essas dicas podem ajudar a evitar a propagação de bactérias:

• Mantenham os Ovos longe de outros alimentos, quando eles estão inteiros na casca e depois de terem sido rachados;

• Tenha cuidado para não salpicar Ovos para outros alimentos, bancadas ou pratos;

• Sempre lave bem as mãos com água é sabão e depois seque-as após manusear os Ovos ou trabalhar com eles;

• Limpe as superfícies, pratos e utensílios cuidadosamente, usando água e sabão, depois de trabalhar com Ovos;

• Não use Ovos  com  cascas rachadas, porque a sujeira ou bactérias podem penetrá-los.

Saiba mais sobre como armazenar alimentos em segurança.

"Melhor antes de", data do Ovo

Os Ovos têm uma vida útil de 28 dias (a partir da data estabelecida para o seu "Melhor antes de", data do Ovo). 

Os Ovos podem ser comidos um ou dois dias após o seu "Melhor antes de", data do Ovo, desde que sejam cozidos completamente até que ambos a gema e a clara estejam bem sólidos, ou se eles são usados em pratos onde eles serão totalmente cozidos, como um bolo. 

"Cozinhar os Ovos até que a Clara e Gema fiquem bem sólidos vão matar qualquer bactéria, como a salmonela."

"As pessoas que estão em grupos de "risco" só devem comer Ovos, ou alimentos que contenham Ovos, quando os Ovos estiverem bem cozidos."

Assista agora esse video muito legal com o médico e nutrologo dr José Roberto Cater, que faz bons esclarecimentos sobre o Ovo. O Ovo é considerado o segundo melhor alimento do mundo. Assista o video e tire as suas conclusões...



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