VITAMINA C: COMO CUIDAR DO SEU CORPO COM FRUTAS e VEGETAIS? ~ Hábitos e Nutrição Fit



01/07/2017



VITAMINA C:   COMO CUIDAR DO SEU CORPO COM FRUTAS e VEGETAIS?A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, têm várias funções importantes!

Nessas funções incluem:


Ajudar a proteger as células e mantê-las saudáveis

 Manter a pele saudável, vasos sanguíneos, ossos e cartilagens

 Ajudar com a cicatrização de feridas

 Fortalecer o sistema imunológico contra processos infecciosos

 Atuar como poderoso antioxidante

 Facilitar a absorção de ferro



Porque  fazer uma Alimentação Saudável para proteger o seu corpo de doenças crônicas 💀



💪 Poderosas fontes de vitamina C

A vitamina C é encontrada em uma grande variedade de Frutas e Vegetais. 

As boas fontes são:


💚 Laranjas e suco de laranja

💚 Pimentões vermelhos e verdes

💚 Morangos

💚 Manga

💚 Brócolis

💚 Suco de tomate

💚 Kiwi

💚 Camu-camu - fruta da Amazônia

💚 Acerola


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Quanta vitamina C você precisa?

Adultos (19-64 anos) precisam de 65 mg de vitamina C por dia.

Você deve obter toda a vitamina C que você precisa de sua dieta diária.

A vitamina C não pode ser armazenada no corpo, então você precisa dela em sua dieta todos os dias.


O que acontece se eu tomar muita vitamina C?


⛔Tomar grandes quantidades (mais de 1.000 mg por dia) de vitamina C pode causar:

😟 dor de estômago

😟 dor de cabeça

😟 diarréia

😟 flatulência

😟 cálculo renal


Estes sintomas devem desaparecer quando você parar de tomar suplementos de vitamina C.




📢 Fica um Alerta... 

👉  A falta de vitamina C pode levar ao escorbuto 💀

👉  Podem ocorrer pequenas deficiências em crianças que recebem leite de vaca não suplementado,  e em pessoas com deficiência ou muitas Dietas restritas 💀

P.S. O leite de vaca suplementado permite um aumento de 4% de gordura, proteína, lactose e sólidos totais.


O que o Departamento de Saúde aconselha?

Você deve obter toda a vitamina C que você precisa comendo uma dieta variada e equilibrada. 

Se você tomar suplementos de vitamina C, não tome muito, pois isso pode ser prejudicial.

Indivíduos saudáveis geralmente não precisam da suplementação de vitamina C, porque ela é facilmente adquirida através da alimentação saudável.


P.S. Não é provável que tomar menos de 1.000 mg de suplementos de vitamina C por dia cause algum dano.


P.S.  Para aproveitar toda a vitamina C presente no alimento é recomendado comer o alimento cru, pois o calor anula a vitamina C. Além disso, é bom sempre consumir frutas frescas ou sucos frescos.

Saiba que a alimentação é um bem muito importante para sua Vida...

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