RADICAIS LIVRES: Salve o seu Corpo do Constante ATAQUE OXIDATIVO ~ Hábitos e Nutrição Fit



04/11/2017

O que são os Radicais Livres?
  
Por que eles estão prejudicando o corpo humano?
  
E como a vitamina E e os outros nutrientes antioxidantes ajudam a proteger o corpo contra danos dos Radicais Livres?

Por que comer 5-8 porções por dia de frutas e vegetais antioxidantes podem beneficiar sua saúde?


SALVE O SEU CORPO DO CONSTANTE ATAQUE OXIDATIVO
O corpo está sob constante ataque de estresse oxidativo.

O oxigênio no corpo se divide em átomos únicos com elétrons não pareados. Os elétrons gostam de estar em pares, então esses átomos, chamados de Radicais Livres, eliminam o corpo para buscar outros elétrons para que eles possam se tornar um par. E isso causa danos às células, às proteínas e ao DNA.
    
Os Radicais Livres estão associados a doenças humanas, incluindo câncer, aterosclerose, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e muitos outros. Eles também podem ter um vínculo com o envelhecimento, que foi definido como uma acumulação gradual de dano de Radicais Livres, de acordo com Christopher Wanjek, o colunista de Bad Medicine da Live Science.

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As substâncias que geram Radicais Livres podem ser encontradas nos alimentos que comemos, nos medicamentos que tomamos, no ar que respiramos e na água que bebemos, de acordo com o Projeto de Educação de Huntington para Educação na Universidade de Stanford.

Essas substâncias incluem alimentos fritos, álcool, fumaça do tabaco, pesticidas e poluentes do ar.

Os Radicais Livres são os subprodutos naturais dos processos químicos, como o metabolismo.

O Dr. Lauri Wright, um nutricionista registrado e um professor assistente de nutrição na Universidade do Sul da Flórida, disse:
  
"Basicamente, penso em radicais livres como produtos de resíduos de várias reações químicas na célula que, quando construídas, prejudicam as células do corpo."
  
No entanto, os Radicais Livres são essenciais para a vida, escreveu Wanjek em 2006. A capacidade do corpo de transformar o ar e os alimentos em energia química depende de uma reação em cadeia dos Radicais Livres. Os Radicais Livres também são uma parte crucial do sistema imunológico, flutuando pelas veias e atacando invasores estrangeiros.

O perigo de Radicais Livres

De acordo com a Rice University, uma vez que os Radicais Livres são formados podem ocorrer uma reação em cadeia. O primeiro Radical Livre tira um elétron de uma molécula, o que desestabiliza a molécula e a transforma em um Radical Livre. Essa molécula então tira um elétron de outra molécula, desestabilizando-a e ajustando-a em um Radical Livre. Este efeito dominó pode eventualmente interromper e danificar a célula inteira. A reação em cadeia dos Radicais Livres podem levar as membranas celulares quebradas, que podem alterar o que entra e sai da célula, de acordo com a Harvard School of Public Health. A reação em cadeia pode mudar a estrutura de um lipídio, tornando mais provável a ficar preso em uma artéria. As moléculas danificadas podem mutar e crescer tumores. Ou, o dano em cascata pode mudar o código do DNA.

O estresse oxidativo ocorre quando há muitos Radicais Livres e demais danos celulares. O estresse oxidativo está associado ao dano de proteínas, lipídios e ácidos nucleicos, de acordo com um artigo na revista Pharmacognosy Review. Vários estudos ao longo das últimas décadas sugeriram que o estresse oxidativo desempenha um papel no desenvolvimento de muitas condições, incluindo degeneração macular, doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, enfisema, alcoolismo, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, úlceras e todas as doenças inflamatórias, como artrite e lúpus.

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Os Radicais Livres também estão associados ao envelhecimento. "A teoria dos Radicais Livres do envelhecimento afirma que envelhecemos devido ao dano dos Radicais Livres ao longo do tempo", disse Wright. Os Radicais Livres podem danificar o código de instrução do DNA, fazendo com que nossas novas células cresçam incorretamente, levando ao envelhecimento.

Sintomas do estresse oxidativo

De acordo com um artigo de 2010 em Methods of Molecular Biology, não há sintomas oficialmente reconhecidos de estresse oxidativo. De acordo com o site do médico naturopático Dr. Donielle Wilson, no entanto, os sintomas incluem fadiga, dores de cabeça, sensibilidade ao ruído, perda de memória e neblina cerebral, dor muscular e articular, rugas e cabelos grisalhos, problemas de visão e imunidade diminuída.

Testando Radicais Livres

Não é possível medir diretamente a quantidade de Radicais Livres no corpo, de acordo com a Rice University. De acordo com um artigo de 2000 na Revista Americana de Nutrição Clínica existem métodos indiretos de medir o estresse oxidativo, geralmente envolvendo análise dos subprodutos da peroxidação lipídica. O artigo adverte que todos os métodos devem ser usados com cautela devido à falta de precisão, validade ou ambos.

O artigo mais recente em Methods of Molecular Biology afirma que os kits para testar o estresse oxidativo estão cada vez mais disponíveis, embora sua precisão e validade ainda estejam sob escrutínio.

Antioxidantes e Radicais livres

Os antioxidantes mantêm os Radicais Livres sob controle.

Os antioxidantes são moléculas nas células que impedem os Radicais Livres de tirar elétrons e causar danos.

Os antioxidantes são capazes de dar um elétron para um Radical Livre sem se desestabilizar, interrompendo assim a reação em cadeia dos Radicais Livres.
 
"Os antioxidantes são substâncias naturais cujo trabalho é limpar os Radicais Livres. Assim como a fibra limpa os produtos de resíduos nos intestinos, os antioxidantes limpam o desperdício de Radicais Livres nas células", disse Wright.
  
Antioxidantes bem conhecidos incluem betacaroteno e outros carotenoides, luteína, resveratrol, vitamina C, vitamina E, licopeno e outros fitonutrientes.

Nosso corpo produz alguns antioxidantes por conta própria, mas uma quantidade insuficiente. O estresse oxidativo ocorre quando existe um desequilíbrio de Radicais Livres e antioxidantes (muitos Radicais Livres e muito poucos antioxidantes), de acordo com o Pharmacognosy Review.

Os antioxidantes podem ser adquiridos através da dieta.

"Os antioxidantes são abundantes em frutas e vegetais, especialmente frutas e vegetais coloridos", disse Wright. "Alguns exemplos incluem bagas, tomates, brócolis, espinafre, nozes e chá verde".
 
Os antioxidantes tornaram-se bem conhecidos na década de 1990, quando os cientistas começaram a perceber os possíveis efeitos dos Radicais Livres no desenvolvimento do câncer, aterosclerose e outras condições crônicas. Durante as décadas subsequentes, os cientistas realizaram muitos estudos sobre os efeitos dos antioxidantes com resultados mistos. Wright deu alguns exemplos. "Um estudo de seis anos, sobre doenças oculares relacionadas a idade, descobriu que uma combinação de vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e zinco ofereceu alguma proteção contra o desenvolvimento da degeneração macular avançada relacionada a idade".
Por outro lado, Wright mencionou que um teste de betacaroteno entre homens finlandeses que eram fumantes pesados encontrou um aumento no câncer de pulmão entre aqueles que tomavam suplementos de betacaroteno.
 
Os cientistas não entendem completamente os resultados mistos dos ensaios ou o mecanismo exato que torna os antioxidantes eficazes ou ineficazes contra os Radicais Livres, mas de acordo com Wright, os resultados do estudo sugerem que é mais eficaz e potencialmente mais seguro obter antioxidantes através de alimentos inteiros em vez de suplementos.

Radicais Livres e exercícios

De acordo com um artigo em Biochemical Society Transactions, o exercício aeróbio intenso pode induzir o estresse oxidativo. A queima de combustível no exercício cardiovascular de alta intensidade causa reações químicas que fazem com que os Radicais Livres se formem a um ritmo mais rápido. Esta não é uma desculpa para ignorar
a academia, no entanto. De acordo com um artigo do American Journal of Clinical Nutrition, o treinamento frequente para exercícios parece reduzir o estresse oxidativo inicialmente provocado pelo exercício. Isso ocorre porque o exercício físico regular aumenta as defesas antioxidantes. Estimulada pela preocupação de que o exercício intenso poderia causar estresse oxidativo, vários estudos foram realizados para analisar os efeitos da suplementação antioxidante para os atletas. O artigo da American Journal of Clinical Nutrition disse que o exercício suplementar de alta intensidade com suplementos antioxidantes não produziram efeitos benéficos, no entanto. O exercício regular sozinho foi suficiente para construir defesas antioxidantes contra o estresse oxidativo induzido pelo exercício inicial. Portanto, fora de forma e exercitadores infrequentes que fazem um ataque espontâneo de atividade física intensa pode invocar o estresse oxidativo, enquanto aqueles que estão consistentemente ativos não devem se preocupar.

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